terça-feira, 15 de junho de 2010

V Jogos de Integração e Inclusão

1500 atletas reunidos em Lisboa

19 de Junho, 9h00, Estádio do Inatel (1º de Maio), Lisboa


Mais de mil e quinhentos atletas, a maioria crianças e jovens, incluindo atletas paralímpicos, participam nos V Jogos de Integração e Inclusão, no próximo sábado, dia 19 de Junho, a partir das 9h00, no Estádio do Inatel (1º de Maio), em Lisboa.

Organizados pela “J2I – Associação para a Integração e Inclusão”, em colaboração com várias Instituições ligadas à Deficiência e Incapacidade, são patrocinados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

“Este ano os Jogos associam-se ao Ano Europeu da Luta contra a Pobreza e Exclusão Social, e conta por isso com a participação de instituições com um trabalho de grande mérito no combate a este flagelo, como a Fundação Aragão Pinto, especialmente vocacionada para o combate à Pobreza Infantil”, destaca António Silva Marques, presidente da associação J2I.

O responsável salienta ainda a importância “deste evento que, nos últimos 5 anos, tem contribuído para fomentar a participação e integração de cidadãos com deficiência nas estruturas regulares de desporto”.

Participam nestes V Jogos várias Federações e Associações portuguesas promotoras do Desporto Adaptado e organizações desportivas solidárias, num total de perto de meia centena de instituições, incluindo a Federação Portuguesa de Râgueby, a Fundação Benfica, Cruz Vermelha, Escola de Futebol Rui Águas, Federação Portuguesa de Xadrez, Fundação INATEL.

Nas modalidades deste ano, destaque para o Boccia (com a presença de vários Campeões Olímpicos e do Mundo), o Judo para Cegos, a Hipoterapia com a Equipa da GNR, o HandiByke e o torneio de futebol, com a presença de mais de 40 equipas (escolinhas e seniores).

O dia será animado ainda pela tuna da Universidade da 3ª Idade que se associa, uma vez mais, à causa da integração e inclusão social e fecha com um arraial popular.

Organizados pela “J2I – Associação para a Integração e Inclusão”, em colaboração com a Associação Nacional da Deficiência Motora, com a Casa do Pessoal da SCML, o Inatel e o Sporting Clube de Portugal, através da Fundação Aragão Pinto e do Sporting Solidário, os Jogos contam com o alto patrocínio de Maria de Jesus Barroso, presidente da sua Comissão de Honra. Rui Cunha, provedor da Santa Casa da Misericórdia, Pedro Coelho, vice-presidente dos CTT, Victor Ramalho, presidente do INATEL, Alexandra Pimenta, directora do Instituto Nacional para a Reabilitação, Ana Bela Pereira da Silva, presidente da Associação Portuguesa das Mulheres Empresárias, Kantilal Jamnadas, presidente do Conselho de Administração da Dan Cake Portugal e do ex-internacional de futebol Artur, antiga glória do Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e Selecção Nacional, constituem a Comissão de Honra.


Um exemplo de “Boas Práticas Europeias”

Nascido em 2006, este projecto tem sido apoiado pela Secretaria de Estado da Reabilitação, Instituto Nacional para a Reabilitação, pela Rede Europeia EUNET - Integration Network, IPUEL - Instituto para a União Europeia de Lisboa, INATEL, Grupo Jerónimo Martins, CTT, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e várias instituições de apoio à Inclusão e Integração dos cidadãos portadores de deficiência.

O Jogos de Integração e Inclusão são já considerados pela Comissão Europeia e pela EUNET, rede europeia de centros educativos e de integração social, como caso exemplar de “boas práticas” e foram eleitos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação como o “Acontecimento de Referência” no Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades.

Programa

09H00– Início dos Jogos

11H00– Sessão de abertura

Jogos de Água*

Jogos de Água com várias Associações

Jogos de Pavilhão*
Ténis de Mesa
Basquetebol em Cadeira de Rodas
Boccia com Vários Campeões Olimpicos e do Mundo
Goal Ball
Ginástica
Judo para Cegos

Jogos no Exterior*
Xadrez Orientado com um Mestre Internacional
Hipoterapia com a Equipa da GNR
HandiByke
Ginástica
Futebol com várias equipas nos vários Campos
Jogos Tradicionais Portugueses
Ténis de Campo
Minigolfe
Ragueby

Iniciativas Culturais*
Pintura
Artesanato com os sem abrigo da SCML
Ranchos Infantis


Noite
Festa tipo Arraial


*Estas actividades decorrem em simultâneo, ao longo do dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário